Planner 2016 #2 Minha experiencia com agendas e planejadores

Conforme vamos crescemos, sentimos cada vez mais a necessidade de se organizar pois vamos acarretando cada vez mais responsabilidades e tarefas. Algumas pessoas não sentem a necessidade de ter uma agenda ou um planejador pois conseguem se planejar mentalmente para fazer tudo o que querem e que precisam fazer, entretanto há outras pessoas (como eu) que não conseguem se planejar dessa maneira e que precisam de algo para escrever e/ou digitar as tarefas/responsabilidades do dia a dia ou até os seus planos e metas.
Desde pequena eu sempre fui muito organizada com as minhas coisas claro, sempre tem aqueles dias em meu quarto ficava aquela zona, mas no geral sempre fui organizada. Só que com o passar dos anos e com a idade, percebi que estava ficando cada vez mais perdida e que o meu jeito de me organizar para a escola, por exemplo, não estava mais funcionando pois eu perdia provas e esquecia de trabalhos, então começou a minha caminhada ao meu planner perfeito.

  • Planilha: O primeiro planejador que eu utilizei foi uma planilha simples para anotar provas e trabalhos, que eu colocava em um mural que eu tinha no meu quarto e funcionou muito bem enquanto eu estava no ensino fundamental, porém, quando passei para o ensino médio as coisas ficaram mais complicadas pois tinham mais de uma prova por dia e eram muito mais matérias então deixei de lado por um tempo. 
Era algo parecido com isso, não tenho fotos da minha própria que eu fiz a mão pois faz muito tempo. Eu usava uma com os dias da semana e outra apenas com data e conteúdo.
  • "Planner": Além desta planilha eu passei a utilizar um caderno onde eu anotava as coisas que eu queria fazer, que já tinha feito, meus planos, metas ou simplesmente coisas que eu queria anotar, como um planejador junto com um caderno de lembranças que eu utilizo até hoje só que apenas como um caderno de lembranças. 
  • Divisórias de Caderno: Depois de eu parar de utilizar a planilha totalmente, passei a utilizar apenas as divisórias dos cadernos, ou seja, atrás de cada divisória eu colocava as provas e trabalhos da respectiva matéria, o que funcionou naquele primeiro ano de ensino médio pois eu tinha que me dividir apenas entre a escola e meu namoro. 
Geralmente os cadernos tem essa parte para trabalhos e provas, então eu utilizava essa parte e quando não era suficiente usava a parte de trás da divisória.
  • Primeira agenda: No final do mesmo ano, meu namorado me deu uma agenda de ursinho, que na época eu não achei que iria usar tanto quanto eu usei. No ano seguinte passei a trabalhar com o meu pai como garçonete e tinha mais uma coisa para administrar, meu dinheiro e a minha agenda de eventos, então, ter uma agenda facilitou demais isso e quando as aulas voltaram foi a minha melhor saída para não esquecer de nada e manter tudo sobe controle.
  • Primeiro Planner (de verdade): Apesar de a agenda planejar muito bem os meus dias e fazer com que eu não me esquecesse de nada, senti falta de algo para controlar o meu dinheiro pois agora estava trabalhando como estagiaria então não era apenas uma pequena quantia de dinheiro, todavia, agora eu poderia comprar coisas que eu queria a bastante tempo e com a organização adequada, conquistar coisas grandes. Então fui a internet e achei um vídeo de uma menina que fez um planner a partir de um caderno, então baixei o PDF e imprimi da mesma forma. E passei a usar, e cada vez mais ficava mais encantada pois conseguia reunir minhas finanças, metas, sonhos, desejos em uma coisa só. 
Essa é só uma das guias dele, porque eu usei algumas das folhas que sobraram neste para usar no de 2016.
  • Planner 2016: Enfim, em 2016 decidi criar um planner só para mim, único, com a minha identidade visual e do meu jeito. Porém, o que eu não sabia, era que montar uma nova identidade visual é muito mais difícil do que eu imaginava. Eu comecei a montar o meu planner para impressão em Janeiro e em fevereiro desisti pois já estava quase em Março e eu ainda não tinha concluído nem a metade do planner. Então decidi fazer um a mão, e foi o que eu fiz e até agora tem dado muito certo.E sobre o Planner deste ano de 2016 vou fazer um passo a passo em outro post, pois este já ficou bem grande.
  Por fim, deu para perceber que é bem complicado achar sua maneira de se organizar, a final, você vai ter que testar varias vezes para ver se vai dar certo, e se não der certo, pode mudar todo o ano ou a cada 6 meses ou quando você quiser, porque o único objetivo do Planner é te ajudar, não atrapalhar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piquenique Romântico - Deu CERTO!

Piquenique romântico - Inspirações

Planner 2016 #3 -Passo a passo de como fiz meu Planner a mão!